2020 – Dicas de Leitura do CESM

By 29 de janeiro de 2020 Sem categoria

Férias é sinônimo de diversão. E para muita gente, ler é uma diversão e tanto! Ela nos proporciona conhecer novos personagens, novas histórias, novos lugares… É, de fato, uma viagem!

Pensando nisso, trouxemos uma postagem que para nós, do CESM, é muito especial: Dicas de Leitura.
Como defendemos que o amor pela leitura deve começar na infância, pois para uma criança a descoberta dessas sensações é algo incrivelmente mágico e importante, fizemos uma seleção de livros que, além de clássicos, marcaram a vida de pequenos em diferentes épocas, mas que continuam relevantes até hoje, seja em função de seus enredos ou personagens absolutamente atemporais.

“Bora” conferir?

  • -”O Pequeno Príncipe” (Antoine de Saint-Exupéry):
    Neste clássico, os leitores podem encontrar uma magia que se é vista poucas vezes na vida. É com enorme sutileza e sabedoria que um príncipe pequenino conta a sua história, de sua flor e de seu pequeno planeta. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor estão ali presentes: casamento e separação, profissões, sonhos, decepções.
  • ”Vinte mil léguas submarinas” (Júlio Verne):
    O aparecimento de uma criatura desconhecida nos mares provoca preocupação e curiosidade. Uma expedição parte em busca de respostas, mas é atacada e três homens acabam lançados ao mar. Aronnax, Conseil e Ned Land são resgatados pelo suposto monstro, que descobrem tratar-se de um submarino. Seu comandante, o capitão Nemo, salva-os da morte, mas quer torná-los prisioneiros para sempre. No entanto, o professor de história natural, Aronnax, acaba fascinado com as maravilhas que encontra no fundo do mar.
  • ”O Mágico de Oz” (L. Frank Baum):
    Essa é uma das histórias mais conhecidas do mundo. A vida do homem de lata, de Dorothy e seus amigos pela longa estrada de tijolos amarelos é uma obra prima da literatura e adaptada para o cinema. Considerado por seu autor um “conto de fadas modernizado”, o livro tornou-se um clássico. Dorothy é órfã e mora com seus tios em uma casa modesta da zona rural dos Estados Unidos. Um dia, é carregada por um ciclone que a leva a um reino encantado: a Terra de Oz. Durante sua aventura, a garota encontra três grandes amigos – o espantalho, o homem de lata e o leão covarde. Com esta turma, aprendemos o verdadeiro valor da amizade e que a inteligência, o amor e a coragem são dons essenciais na vida de todos nós.
  • ”A Invenção de Hugo Cabret” (Brian Selznick):
    Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris no auge da década de 1930. Passando por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático que mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

Semana que vem traremos novas opções. E se você tiver alguma opção bacana, compartilhe aqui conosco!